O que aconteceu ontem,dia 31 de maio,na Câmara de vereadores de Barra do Mendes envergonhou as pessoas que assistiam à sessão. Já está tramitando nessa casa de leis desde fevereiro do ano em curso o plano de carreira dos profissionais do magistério,que já devia estar em vigor desde dezembro de 2009, mas encontrou um entrave quando o vereador André Ribeiro que faz parte da comissão de educação não aceitou as emendas feitas pelos outros membros, a vereadora Sueli Araújo e o vereador Allan Kardec. Mas assim mesmo as emendas foram feitas, pois o plano de carreira que o executivo elaborou só beneficia ele mesmo. Depois que as emendas foram lidas e aprovadas pelos vereadores Joviniano Filho, Jutair Cerqueira, Allan Kardec, Diogo Mendonça e Sueli Araújo, o vereador que é o líder da bancada do prefeito, Robson Clei Malaquias, enfatizou que o plano só podia ser votado na sua forma original,ou seja, sem as emendas. Um absurdo! Pois sabemos que o poder legislativo além de fazer e aprovar leis também pode emendar as que se fizer necessárias. O presidente da câmara dispensa comentários mas, assim mesmo vou comentar. Do início ao fim da sessão se mostrou extremamente ditador,gritando e batendo a mão na mesa do plenário,descontrolado mesmo, aparentando estar sendo pressionado no final disse para as pessoas presentes que elas não estavam usando “raciocínio” pois queria que entendessem sua fúria. Houve muitas vaias por parte da platéia e no final os três vereadores que vivem atrelados e defendendo sempre o chefe do poder executivo votaram a favor do plano de carreira sem as emendas,provando assim que são os verdadeiros “inimigos do povo”, que só pensam e agem em benefício próprio mostrando também com essa atitude que devemos tomar cuidado com esses falsos legisladores e nas próximas eleições escolhermos melhor nossos governantes. Ah e ainda ameaçam os cinco vereadores que fazem oposição ao executivo de perderem seus mandatos alegando infidelidade partidária se não votarem nos projetos que lhe são convenientes. A que ponto nós chegamos,como se não nos bastasse um prefeito que persegue funcionários ,que impõe sua vontade desde a escolha da madrinha dos formandos da UNOPAR, até manipular vereadores sem vontade própria que se deixa servir de joguete, de fantoches nas mãos de uma pessoa intolerante. Agora uma câmara de vereadores com quatro vereadores que ontem mostraram de que lado estão e não é do lado do povo.
Educador... É aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo união, despertando sabedoria. Educador é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida.É o que questiona e desperta para a realidade.Educador, é você professor amigo que compreende, estimula,comunica e enriquece com sua esperança, seu saber e sua ternura, os que estão sob sua responsabilidade.
Pesquisar este blog
terça-feira, 1 de junho de 2010
domingo, 30 de maio de 2010
Muitos gestores ainda pensam de forma essencialmente hierárquica. Esquecem que o todo é composto de pequenas partes e a somação dos esforços é que estabelece a grandeza.
Humildade nunca fez mal a ninguém. Vem de húmus, a terra. Significa estar no chão no mesmo nível com todos os outros. Óbvio que você pode não ser inferior aos outros, como também reunir qualidades intelectuais diferentes. Conseguirá certamente muito mais se souber conquistar esta referência sem exigir.
Liderança e inteligência não se compram, se conquistam. O respeito e a solidariedade também bastam para trilhar pelos caminhos corretos da dignidade e da ética.
Administradores operam mudanças; líderes, crescimento. Por isto é preciso empreendedorismo e criatividade no topo das organizações. Estas necessitam melhor aquinhoar seus sócios, criar mais oportunidades de trabalho e renda, sem se esquecer da Responsabilidade Social com um meio em que se inserem.
Os criativos e empreendedores tendem, portanto, aumentar o potencial da liderança. Precisam criar coisas. Estimulam mudanças organizacionais, trazê-las para essência do negócio, fato que não se observam em empresas que entram em declínio e obsolescência.
Se preciso for cortar e reduzir gastos, façam enquanto for tempo, como se fosse o prelúdio para o novo tempo, para crescer e desenvolver. Seja qual for a situação, imagine existir processo contestatório permanente, cujo objetivo único é inibir a desenvoltura do líder, geralmente pela cobiça do poder.
Ninguém pode garantir emprego vitalício em sociedade em constante e rápida transformação. Não é lúcido. Nem os líderes estão imunes a este fato. No curso da vida todos têm que dividir recompensas pelo sucesso ou as conseqüências do fracasso. Liderança se aprende a partir da experiência, é uma arte prática, não fale demais nem tenha medo de confiar no seu time.
As pessoas gostam de serem orientadas, lideradas. Detestam serem dirigidas ou administradas.
Notícias de Barra do Mendes
No último dia 20 de maio do ano em curso alunos e professores de escolas públicas municipais foram proibidos de comparecer à praça Nestor Coelho, onde o atual governador foi recebido pela população desta cidade, para assinar reformas das estradas que ligam esta cidade a Ibipeba e poços artesianos para povoados no interior do município.Os portões foram trancados pelas diretoras. E a democracia onde fica? E a pedagogia da secretária e das diretoras onde fica?